31 de janeiro de 2013

Roteiro de Adoração ao Santíssimo


VIGIAI E ORAI

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO PARA QUINTA-FERIA SANTA





ANIMADOR : Celebraremos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor. Eis o tempo da graça! Eis a hora da salvação! Aproveitemos bem este tempo. Temos uma oportunidade única de parar, rever a nossa vida à luz da fé em Jesus que se entregou e  morreu por amor a cada um de nós. Esta atitude vai nos levar a recolocá-lo no centro da nossa vida. E mesmo em meio às tribulações, às dores e sofrimentos do tempo presente, encontraremos a verdadeira paz que jorra do lado aberto de Jesus na cruz.

LEITOR 1: Meditemos a Palavra do Senhor que nos convida à oração e a vigia:
Leitura do Evangelho de São Mateus : (Mt 26,36-39)

36. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.  37. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.  38. Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo.  
39. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.

CANTO : A TI MEU DEUS

LEITOR 2: Assim como os discípulos, muitas vezes também nós, não temos forças para vigiar, para permanecer fiéis a Jesus que nos diz: (Mt 26,40-45)

40. Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo... 41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!  43. Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados.  44. Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.  45. Voltou então para os seus discípulos e disse-lhes: Dormi agora e repousai! Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores...

CANTO : Dá-me a graça.

Dá-me a graça de sentir o Teu perdão / Pois sozinh'eu não consigo perdoar / Tu que sondas o meu coração, Senhor  / Sabes, pois, que ainda não sei amar / Quantas vazes odiei, Senhor Jesus, /Magoei quem mais devia amar / Não aceitei desculpas nem perdão / De todo ódio que eu senti, liberta o meu coração /
Perdão, Senhor, perdão (2x) / Transforma o meu coração de pedra / Num vaso de amor... de amor

ANIMADOR : Santíssimo Jesus, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas e um amor para Convosco que abrase nosso coração de tal sorte que só procuremos a Vossa honra e a Vossa Glória.

LEITOR 3 : Jesus, que morreu por nós numa cruz, perdôa-nos por dedicarmos tão pouco de nossas vidas a Ti. Pelas vezes que rezamos pouco, meditamos pouco a Tua Palavra, porque nossa carne é fraca.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

LEITOR 4 : Jesus, pedimos perdão pelo nosso egoísmo, por não amarmos nosso irmão como deveríamos, por não o aceitarmos como ele é, por nosso amor não ser incondicional.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

LEITOR 5 : Jesus, nos perdoe por não cuidarmos do meio em que vivemos, da nossa natureza, por não termos vivido intensamente a Campanha da Fraternidade, por nosso consumismo, materialismo, pela nossa ganância.

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

ANIMADOR : Em silêncio, façamos individualmente nosso pedido de perdão a Jesus. (momento de silêncio)

ANIMADOR : Peçamos todos...

TODOS :  Tende compaixão de nossas fraquezas, perdoai-nos, Jesus.

CANTO : CURA-ME

ANIMADOR : Apesar de nossas faltas Jesus nos ama incondicionalmente, ouçamos o que Ele nos diz: (Jo 14; 15; 16)

LEITOR 6 : (Jo 14,1-4)

1. Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.  2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. 3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.

(Jo 14)
TODOS :  5. “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”

LEITOR 7 :
6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.”

TODOS : 8. “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.”

LEITOR 10 :

9. “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Aquele que me viu, viu também o Pai... 

TODOS : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!.

LEITOR 11 :

12. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”

TODOS :  Jesus, nós cremos em Ti e queremos caminhar ao encontro do Pai.

LEITOR 12 :

15. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

TODOS : Jesus, nos dê forças para guardarmos os Teus mandamentos.

LEITOR 13 :

26. “o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-à todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.”

TODOS : Espírito Santo, permanece conosco e ensina-nos à amar.

(Jo 15)
LEITOR 14 :

1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2. e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. 3. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. 4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

TODOS : Espírito Santo, nos ajude a permanecer em Jesus, para darmos muitos frutos.

LEITOR 15 :

9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

TODOS : Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!

CANTO : TE AMAREI

LEITOR 16 : (Jo 15,18-27; 16,1)

18. Se o mundo vos odeia, sabei que ele me odiou primeiro. 20. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.  26. Quando vier o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.  27. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.  
1. Eu vos disse tudo isso para que não sucumbais à provação.

TODOS : Senhor, livra-nos das tentações do mundo.

LEITOR 17 : (Jo 16,5-13)

5. Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6. Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 13. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

TODOS (CANTANDO) : Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.

LEITOR 18 : (Jo 16,16-33)

16. Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai. 20. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo há de se alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
23 ... Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. 25Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. 26. Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. 27. Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28. Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai.
33. Eu vos disse essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.

ORAÇÕES COMUNITÁRIAS :

HOMENS : Santíssimo Jesus e Bom Pastor de nossas almas, pela infinita caridade com que Vós quisestes deixar sacramentado para nosso socorro, amparo e consolação, nós vos pedimos que não consintais que nossos corações tenham amor e interesse mais do que a Vossa Honra e a Vossa Glória. Amém.

TODOS : Bom Jesus, nós vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!

MULHERES : Santíssimo Jesus, Mestre de paciência e bondade, pela mansidão e pelo sofrimento consentistes que Vosso indigno discípulo Vos recebesse. Pedimos que não permitais que nós pecadores sem a Sua graça Vos recebamos, mas antes enchei-nos de uma grande pureza e perfeita caridade, para termos o prazer de muitas vezes comungar e louvar-Vos. Amém.

TODOS : Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois Nossa Redenção; sois toda nossa ventura. nosso amparo e nossa consolação.

MULHERES : Ó bondade infinita do meu Jesus, que quisestes nascer sobre a terra, experimentando logo as tiranias do cego mundo para assim ensinardes aos vossos escolhidos e lhes conseguirdes a felicidade eterna, nós vos pedimos que purifiqueis os nossos corações do vil interesse por honras e riquezas e os enchei dos puros sentimentos de que é dotado o Vosso, para que assim, desprezando tudo que é terreno, só a vós louvemos e amemos. Amém.

TODOS : Ó Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.

CANTO :  PODES REINAR
ANIMADOR : Quando enfrentamos na fé a nossa via dolorosa dos sofrimentos, enfermidades, perdas, angústias e desilusões, amadurecemos; vamos aprendendo a buscar somente as coisas essenciais para a nossa vida. Nasce em nós uma busca de Deus ou um retorno a Ele com uma força para testemunhá-lo.
Jesus venceu a morte e ressuscitou! E com Ele ressuscitaremos também! Cristo Ressuscitado vive em nossos corações em face aos nossos sofrimentos, provas e dores. Ele próprio levanta-nos, consola-nos, nos faz permanecermos firmes na confiança  com Ele: “Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado não retribuía às injúrias; atormentado não ameaçava; antes colocava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que mortos para os pecados vivamos para a justiça” (I Pd, 2,21-24).

CANTOS

CANTO : A TI MEU DEUS (SL. 25)
A Ti meu Deus, elevo meu coração,
Elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz.
A Ti meu Deus, eu quero oferecer meus passos
E meu viver, meus caminhos, meus sofrer.

A Tua ternura Senhor, vem me abraçar.
E a Tua bondade infinita me perdoar.
Vou ser o Teu seguidor, e Te dar o meu coração Eu quero sentir o calor de Tuas mãos.

A Ti, meu Deus, que és bom e que tens amor,
Ao pobre, ao sofredor, vou servir e esperar.
Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão,
Cantando a nova canção de esperança e de paz.


CANTO : CURA SENHOR
Vamos Jesus passear na minha vida.
Quero voltar aos lugares em que fiquei só.
Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo.Quero sentir Teu amor a me embalar.

 Cura Senhor onde dói. Cura Senhor bem aqui.
Cura Senhor onde eu não posso ir. (2x)

Quando a lembrança me faz adormecer.
Sabes que a espada de dor entra em meu ser.
Tu me carrega nos braços, lava-me com teu abraço./ Sinto minha alma a chorar junto de Ti.

 Tantas lembranças eu quero esquecer.
Deixam um vazio em minh’alma em meu viver.
Toma Senhor meu espaço, te entrego todo cansaço. / Quero acordar com tua paz a me aquecer.




CANTO : TE AMAREI
Me chamaste para caminhar na vida contigo,
decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás.
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Te amarei, Senhor (bis),  eu só encontro 
a paz e a alegria bem perto de Ti (2x)

Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti, mas Tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido. É difícil agora viver sem saudades de Ti.
Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário,
pois conheces a minha fraqueza e o meu coração.
Vem ensina-me a viver a vida na Tua presença,
no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.


CANTO :  PODES REINAR
Senhor eu sei que é Teu este lugar, 
todos querem Ti adorar, toma a tua direção.
Sim oh vem, oh Santo Espírito os espaços preencher,
reverência a Tua voz vamos fazer.


Podes reinar, Senhor Jesus oh sim. O Teu poder teu povo sentirá.
Que bom Senhor saber que estás presente aqui, reina Senhor neste lugar. 

Visita cada irmão oh meu Senhor,
dá-lhe paz interior e razões prá Ti louvar.
Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor,
glorifica o Teu nome oh meu Senhor.

Fonte: Catequese Católica

Oração da Família






Senhor, faz de nosso lar um ninho do Teu amor. 
Que não haja amargura, porque Tu nos abençoas. 
Que não haja egoísmo, porque Tu nos animas. Que não haja rancor, porque Tu nos perdoas. Que não haja abandono, porque;
 Tu estás conosco. Que saibamos caminhar para Ti em nossa rotina diária. 
Que cada manhã seja o início de mais um dia de entrega e sacrifício. Que cada noite nos encontre ainda mais unidos no amor. 
Faz, Senhor, da nossa vida, que quiseste unir, uma página cheia de Ti. Faz, Senhor, dos nossos filhos o que Tu anseias.
 Ajuda-nos a educá-los e orientá-los pêlos Teus caminhos.
 Que nos esforcemos no consolo mútuo. 
Que façamos do amor um motivo para amar-Te mais. 
Que possamos dar o melhor de nós mesmos para sermos felizes no lar. 
Que, ao amanhecer o grande dia de ir ao Teu encontro, nos concedas estarmos unidos para sempre a Ti. 
Amém

Vamos Rezar Juntos



MOMENTO DE ORAÇÃO E REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS

Mc 4,21-25

Jesus dizia-lhes: "Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" Jesus dizia-lhes: "Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem" 
O QUE A PALAVRA DIZ PARA NÓS HOJE? 

No evangelho de hoje aparecem os verbos: "acender", "iluminar", "conhecer", "julgar", "ter", "receber". São relacionados à lâmpada. A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz. Não podemos, nos fechar no nosso mundo nem nos transformar numa Seita clandestina. A fé possui um dinamismo missionário e deve nos impulsionar a pregar a todo o mundo o evangelho. 
Porque nós somos luz. Somos filhos da luz, comum
icadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. Na missão, devemos nos colocar em oração diante do Santíssimo Sacramento, e escutar: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". A Eucaristia é a nossa fonte de luz. Abra seu coração e se entregue a Jesus para o crescimento do Reino sendo luz na comunidade de discípulos e missionários. 
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO...

Lourdes Macedo